Os 13 Plugins mais Indicados para aplicar em seu blog WordPress

O WordPress surgiu no ano de 2003 e hoje é considerado, um dos maiores sistemas de publicação do mundo.

Focado em acessibilidade, performance e segurança, ele foi se desenvolvendo ao longo do tempo para oferecer uma experiência única aos seus usuários.

Com isso, nasceu a necessidade de inserção de novos recursos, o que foi possível graças à inclusão de plugins para WordPress.

Hoje você conhecerá alguns dos principais Plugins WordPress para inserir em seu blog. Antes, porém, conheça a importância deles!

Qual a importância de utilizar plugins para wordpress?

Por que usar plugins em sua plataforma WordPress? Essa é uma pergunta que costuma ser feita pelos criadores de sites e blogs.

Basicamente, poderíamos resumir a resposta em: sem eles, as suas páginas não conseguem oferecer uma experiência completamente satisfatória aos usuários, além de conter brechas que podem prejudicar você lá na frente.

Com os plugins certos, é possível aproveitar recursos aprimorados, não só aumentando a segurança do seu blog, mas também tornando-o muito mais funcional e otimizado.

Isso impacta a sua classificação em buscadores como o Google, além de garantir que as suas páginas não fiquem obsoletas, continuem funcionais e tenham a devida visibilidade.

Saiba quais são os 13 Plugins mais Indicados para aplicar em seu blog WordPress

Não sabe quais plugins para WordPress você deve escolher? Confira a lista a seguir e conheça as principais opções!

1. Yoast SEO

O Yoast SEO é considerado um dos principais plugins para WordPress quando se trata de SEO. O objetivo da ferramenta é ajudar a otimizar o seu artigo para os buscadores.

Aliás, vale destacar que esse plugin é original da hospedagem, estando em funcionamento desde meados de 2008.

Existem duas versões disponíveis: a gratuita e a premium. A diferença entre elas é que a segunda oferece insights, otimização de palavras-chave para múltiplos focos, além de sugestão de links.

No entanto, mesmo na opção gratuita, há uma série de funções, entre as quais estão a análise de SEO e a pré-visualização do texto da página no buscador.

2. MailChimp for WordPress

O MailChimp é considerado um dos maiores serviços de email marketing. Trata-se de uma ferramenta que ajuda na fidelização dos consumidores do seu site.

Por meio desse plugin para WordPress, é possível criar listas de emails personalizadas. Para isso, basta otimizar os recursos de inscrição na sua página.

O plugin permite configurar formulários de inscrição em newsletters. Desse modo, você poderá inserir banners em qualquer lugar do seu site que você desejar.

Existe também a opção de adicionar tais formulários nos comentários ou nas páginas de checkout, aumentando, assim, as chances de conversão.

3. Simple Photo Gallery

Como o próprio nome sugere, o Simple Photo Gallery é um plugin de simples integração que permite inserir galerias de fotos em um site WordPress. A ideia é trazer efeitos visuais mais harmônicos para as páginas.

Por exemplo, se o tema da sua página não renderizar as fotos corretamente, o plugin permite que isso aconteça de maneira simples. Como adicional, é possível contar com recursos para adaptar as imagens às suas demandas.

4. Cloudflare

A segurança de um site é um assunto sério, ainda mais quando envolve dados pessoais e confidenciais não só da empresa, mas também de seus usuários.

Portanto, se a sua página precisa de um sistema mais robusto de segurança, o plugin para WordPress indicado é o Cloudflare.

O WordPress domina uma grande parte dos sites criados atualmente na web, então, não é de se estranhar que ele tenha algumas vulnerabilidades.

Portanto, se você procura uma maneira de acelerar e promover a segurança do seu site, o Cloudflare é uma boa solução. Além de prevenir ataques de DDoS, ele ajuda a promover o SEO, bem como a acelerar o tempo de carregamento da página.

5. Jetpack

O Jetpack pode ser reconhecido como uma ferramenta “mil e uma utilidades”. Nem sempre o seu site suportará tantos plugins, por isso, ter um único com diversas funcionalidades é uma forma de facilitar e otimizar o carregamento da página para o seu leitor.

Tal ferramenta funciona como um kit de funções que incluem o design, o monitoramento de estatísticas, o compartilhamento em redes sociais e até a prevenção de ataques. O interessante é que todas as funcionalidades são oferecidas de maneira gratuita.

6. Akismet

Sabe aqueles comentários de spams que, além de atrapalhar a imagem da sua marca, ainda prejudicam o carregamento da sua página? Eles não serão mais um problema quando você instalar o plugin para WordPress chamado Akismet.

Ele basicamente faz um trabalho de análise de dados. Para isso, compara os comentários e envio de formulários com um banco mundial de spam, prevenindo que o seu site publique algum conteúdo malicioso e facilitando sua administração.

7. Contact Form 7

Os formulários de contato são o tipo de recurso que deve estar presente em todo site. Afinal, é por meio deles que o visitante poderá entrar em contato com você. O Contact Form 7 é um dos plugins para WordPress mais populares e baixados.

Entre as suas principais funcionalidades estão a possibilidade de anexar arquivos, caixas de preenchimento e recursos como o Captcha e o próprio Akismet, evitando, assim, contatos de spam.

8. Google XML Sitemaps

O Google é o principal buscador da atualidade. Estar bem posicionado nele é a chance de ser reconhecido pelo mercado e conseguir mais acessos, bem como conversões para o seu site.

O interessante de instalar o plugin Google XML Sitemaps é que ele gera uma espécie de relatório — sitemap — que é atualizado e enviado para os motores de busca de maneira automática. Dessa forma, o Google, por exemplo, não precisa adivinhar quando você indexar uma nova página ao seu site.

9. Responsive Select Menu

responsividade de um site é primordial para a navegação, especialmente em dispositivos móveis. Com o plugin Responsive Select Menu, é possível apresentar o menu de navegação de maneira organizada para smartphones e tablets, por exemplo, transformando a barra do menu em uma caixa de seleção.

Vale lembrar que isso não só facilita a navegação pelo site de qualquer dispositivo, como ajuda a melhorar a experiência do usuário, aumentando as chances de ele passar mais tempo navegando pelas suas páginas.

10. Google Analytics for WordPress by MonsterInsights

Ainda com foco nos produtos do Google, temos o plugin do Google Analytics. Basicamente, ele permite analisar todo o tráfego do site com apenas alguns cliques. Isso permitirá que você tome decisões baseadas em dados concretos, tornando-as mais eficazes.

No caso do produto oferecido pela MonsterInsights, o plugin também faz a análise avançada de diferentes informações do site, tais como acessos, downloads de arquivos, entre outras.

11. Redirection

Mais um plugin para WordPress no qual é interessante investir. A palavra Redirection significa redirecionamento — e é basicamente isso que a ferramenta faz.

Ela gerencia as direções 301, mas também 404 e outras, arrumando qualquer parte do seu site que possa ter ficado sem a correta emenda.

Logo, há uma contribuição direta na redução de erros, melhorando a classificação do site. Vale destacar que, além de gratuito, esse plugin serve para sites que contam com alguns milhares de redirecionamentos, ou seja, é a opção ideal para as suas páginas.

12. VaultPress

Todo bom site precisa ter um backup, a fim de que as informações ali contidas não se percam. Além de estar presente fora do site, o seu armazenamento precisa ter o máximo de segurança, o que é oferecido pelo plugin VaultPress.

Para isso, ele faz backups diários do site, incluindo desde comentários, mídias até painéis de formulários, e os armazena nos servidores. Além disso, ele protegerá o seu site de ataques de malwares e possíveis danos que possam bagunçar as suas páginas.

13. YouTube Embed Plugin

Os vídeos podem aumentar em 54% o alcance de uma marca, segundo a OptinMonster. Diante disso, quando o seu site conta com um plugin agregado do YouTube, as chances de que ele apareça entre os primeiros resultados da pesquisa aumentam consideravelmente.

Com essa nova ferramenta, é possível criar galerias de canais — ou até mesmo playlists — e ainda fazer lives, customizando-as da maneira que você desejar.

É uma opção para deixar as suas páginas interativas e ainda agregar valor quando elas forem apresentadas aos buscadores.

Invista em plugins para WordPress

O WordPress conta com milhares de opções de plugins para você indexar ao seu site. No entanto, é preciso escolher com cuidado as opções para que as páginas não fiquem carregadas e demorem a aparecer para os usuários.

Nossa dica é sempre considerar não só as necessidades da sua página, mas também a experiência do usuário que você pretende atingir.

Assim, é importante saber quais são os objetivos atuais e futuros do site para escolher os melhores plugins para WordPress e otimizar a sua página da melhor maneira. Falando ainda sobre estratégia, atualmente todo bom site conta com o marketing de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *