Oito dicas de Instagram para pequenas empresas que você precisa aplica

É comum vermos grandes marcas usando ações no Instagram para atrair e conquistar o seu público. Mas, e os pequenos negócios? Como fazer Marketing no Instagram para pequenas empresas? Confira aqui neste artigo!

Todos sabemos a importância que as redes sociais têm numa estratégia de Marketing Digital. Afinal, os clientes não têm interesse apenas em comprar os produtos ou serviços que as empresas oferecem. Antes disso, na jornada de compra, existe a interação com as empresas que podem ocorrer em canais online como as redes sociais, inclusive no Instagram para pequenas empresas.

Sim, pois você não precisa ter ou pertencer à uma empresa média ou grande para fazer ações efetivas no Instagram. Na realidade, ele é um espaço em que, por exemplo, influenciadoresconseguem desbancar até mesmo as grandes marcas em termos de seguidores e engajamento.

Afinal de contas, o Instagram é a rede social que mais cresce atualmente. São mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo que já possuem uma conta, sendo que 25 milhões são contas empresariais. Com tantas pessoas presentes no Instagram, não há dúvidas que o seu público também esteja presente, o que torna as oportunidades são gigantes.

E para que você saiba como começar a fazer o Instagram da sua pequena empresa hoje mesmo, acompanhe até o final as dicas que trazemos neste post.

1) Tenha um objetivo ao fazer Marketing no Instagram para pequenas empresas

Você não deve fazer Marketing no Instagram apenas porque ele é uma das redes sociais mais usadas no mundo e sim pela relevância que esse canal tem para os seus objetivos de negócio.

Portanto, antes de começar a postar, tenha bem definido qual é o seu objetivo, seja ele propagação da marca, engajamento ou mesmo vender mais a partir do Instagram.

O objetivo é o que fundamentará a sua estratégia de marketing e negócio no Instagram.

2) Crie um perfil que seja atrativo

Após criar a conta de Instagram da sua empresa, o próximo passo é fazer o perfil. Quanto mais completo for o perfil, mais atrativo ele fica, portanto, preencha todos os campos.

Além disso, escolha uma foto de perfil que seja bonita, chamativa e que tenha tudo a ver com o seu negócio.

Na bio, escreva um texto pequeno falando sobre a sua empresa de maneira criativa e que transmita profissionalismo e credibilidade.

E lembre-se: o perfil é o único lugar do Instagram que permite inserir um link clicável. Portanto, capriche ao criar o seu perfil para que muitas pessoas cliquem nele.

3) Defina o público certo

Após ter o seu perfil criado, o próximo passo é começar a postar conteúdos, certo? Errado.

Afinal, antes é preciso saber para quem você vai publicar esses conteúdos. Para isso, é fundamental que a sua persona esteja criada.

A persona é um personagem semi-fictício que representa o seu público-alvo, ou seja, é a representação do seu cliente ideal.

Uma vez que ela esteja criada, torna-se mais fácil identificar quais são os assuntos que poderão embasar os seus posts no Instagram de modo a atrair e engajar o público certo.

4) Atente-se ao algoritmo do Instagram

Uma vez que você comece a publicar conteúdos no seu Instagram, o algoritmo passará a ficar de olho no engajamento que esse público tem com você.

Por exemplo: se eles clicarem num post e o deixarem imediatamente, significa que o conteúdo não é tão valioso. Por outro lado, se as pessoas reservarem um tempo para ler a legenda ou comentar a postagem, significa que o conteúdo é de melhor qualidade.

Por isso é tão importante, além de fotos, publicar vídeos no Instagram, pois permite que as pessoas permaneçam na postagem por mais tempo enquanto visualizam o vídeo.

5) Use hashtags

Para fazer o engajamento crescer, além de um bom conteúdo, faça uso também de hashtags. Afinal, elas podem aumentar as chances de os seus posts serem vistos no recurso Explorar.

O Instagram é uma rede social criada para fazer conexões entre as pessoas que têm os mesmos interesses. Assim, quando você usa hashtags, o Instragram recomendará as suas postagens para outras pessoas.

E para que isso ocorra, em cada post, use tanto hashtags de maior volume de buscas quanto aquelas que são mais específicas.

6) Incentive o engajamento com os seus seguidores

Sabe quando você lê um blog post ou assiste um vídeo no YouTube e a pessoa lhe convida a comentar e compartilhar o conteúdo? Sabe por que eles fazem isso? Porque funciona!

Logo, incentive os seus seguidores a se envolverem com as suas postagens, tanto ao curtir quanto ao comentar. Essas “chamadas para ação” mostram que você se importa com seus seguidores e têm interesse em saber o quão importante o conteúdo é para eles.

Caso você peça comentários, não esqueça de respondê-los também. O Instagram valoriza as marcas que, realmente, se envolvem com o seu público, sobretudo nas primeiras horas da postagem.

7) Publique com frequência

Para que a sua empresa tenha visibilidade no Instagramé preciso publicar conteúdos com frequência. O algoritmo do Instagram não observa apenas o nível de engajamento com os posts, mas também a frequência com o qual eles são publicados.

Portanto, mesmo que você tenha uma postagem que traga um  publique no Instagram do seu negócio todos os dias.om engajamento, somente isso não basta. O ideal é que você

8) Analise os resultados

Analisar as estatísticas da sua conta no Instagram pode lhe ajudar a melhorar a sua estratégia. Logo, é preciso verificar as informações e acompanhar resultados como: principais postagens, alcance e impressões e momentos em que as pessoas estão mais ativas na rede social.

Para isso, dentro do seu perfil no Instagram, basta ir ao menu (representado por três linhas paralelas na parte superior direita) e escolher “Informações” para ver como a sua conta tem performado.

Seguindo estas dicas, você pode começar agora mesmo as suas ações no Instagram. E para implantar uma estratégia completa na rede social capaz de trazer grandes resultados, recomendamos o treinamento online de Marketing no Instagram da Universidade Rock Content.

O curso aponta as principais vantagens de adotar o Instagram na sua estratégia digital, além de ensinar como ter um perfil imbatível, criar posts que geram resultados, gerir bem a marca e analisar os resultados.

Para começar a aprender e aplicar essas técnicas de Instagram para pequenas empresas, faça agora mesmo a sua matrícula!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *