O que é mindset?

Você sabe o que é mindset? No final do ano passado eu gravei a sequência de vídeo chamadas “Mindset Avançado”, onde explico de maneira clara e objetiva o que esse conceito significa e qual o efeito dele sobre todos os aspectos da sua vida. Traduzindo ao pé da letra, o termo significa mente configurada ou configuração da mente.

A mente é como um computador com vários softwares, alguns são bons, outros são ruins. O modo como você vê o mundo é como um mapa formado pelas suas crenças e valores. Assista ao meu vídeo abaixo para entender um pouquinho melhor sobre o que estou falando e veja que mudar o seu mindset é crucial para que consiga tudo aquilo que deseja.

Viu só? Entender o que é mindset é o primeiro passo para mudar a sua mente e configurá-la da maneira certa. Entretanto, realizar, de fato, essa mudança pode ser um tremendo desafio para muitas pessoas, principalmente aquelas que apresentam uma mentalidade fixa. Vamos falar um pouco mais sobre isso, confira!

O que é mindset, segundo a psicologia?

O conceito mindset surgiu pela primeira vez nas obras da psicóloga Carol S. Dweck, professora da Universidade de Stanford nos Estados Unidos. Segunda ela, existem dois tipos de mentalidade distintas: a fixa e a progressiva.

Como o próprio termo sugere, a mentalidade fixa é aquela que mantém o indivíduo desmotivado e estagnado, sempre com um olhar pessimista diante de qualquer desafio que eventualmente apareça em seu dia a dia.

Por outro lado, as pessoas que apresentam uma mentalidade progressiva estão direcionadas para o sucesso, não por serem especiais, mas porque buscam crescer e vencer suas limitações todos os dias. Geralmente, essas pessoas já entendem, pelo menos intuitivamente, o que é mindset e a importância de manter um olhar positivo sobre suas circunstâncias e objetivos.

Como desenvolver o mindset?

Em meu novo curso, o Inabalável, eu ensino meus alunos a assumirem o controle de suas vidas e a dominarem todo o potencial oculto que está dentro de suas mentes. Nesse projeto, tive o privilégio de ver de perto como uma simples mudança de mentalidade é capaz de mudar radicalmente a vida das pessoas, assim como eu mudei a minha vida.

“Afinal, como posso mudar o meu mindset?”, você deve estar pensando. Bem, isso não é algo que se resolve da noite para o dia, mas darei alguns conselhos.

Busque inspirações

A empatia é um sentimento muito forte. Podemos nos conectar com outras pessoas e suas histórias e, a partir delas, resgatarmos a energia que precisamos para seguir em frente. Até mesmo as grandes personalidades históricas tinham seus mentores, você deveria procurar um também.

Acredite no seu potencial

Entenda e aceite o seu estado atual. Não importa o quão seja difícil, julgue o presente — certamente você é capaz de mudar. Essa é uma das principais belezas de uma mente progressiva: o entusiasmo com as mudanças e a esperança de um futuro novo e incrível.

Não deixe as oportunidades passarem

Muita gente me diz que tem má sorte, mas como você espera ver alguma oportunidade se está sempre pra baixo com os olhos voltados para o chão? Acredite, há oportunidades por todos os lados, porém, é preciso acreditar nelas para que ganhem brilho no seu olhar.

Adote uma postura positiva

Isso não quer dizer que é necessário estar alegre o tempo todo, afinal, você sabe que isso não é possível. Na verdade, eu estou falando de assumir um olhar positivo sobre sua vida, ser grato pelo que já tem e até pelos seus problemas, afinal, eles têm muito a ensinar também.

Ao longo deste conteúdo, expliquei um pouco sobre o que é mindset e como enxergo esse conceito tão importante. No entanto, se pudesse resumir tudo isso em uma só lição, eu diria que o mais importante não é o que se vê, mas sim como se vê, pois é justamente essa visão que guiará os seus passos no caminho que você escolher — é como eu sempre digo: o sucesso é uma decisão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *