Conheça 7 tendências de marketing digital para 2019

Todo começo de ano é um bom momento para fazermos uma reflexão sobre o ano que passou e o que virá no próximo período. Assim como aplicamos tal análise à vida pessoal, também devemos colocá-la em prática no mercado. Saber, por exemplo, quais são as tendências de marketing digital para 2019 ajudará você a estabelecer estratégias mais eficientes e estar mais alinhado às necessidades do mercado educacional.

Quer saber o que 2019 reservou para o marketing digital? Continue a leitura e descubra como a sua instituição de ensino poderá aproveitar tais novidades!

1. WhatsApp Marketing

O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares do mundo. Só no Brasil, mais de 120 milhões de usuários têm contas ativas, mostrando o poder da ferramenta no processo de comunicação. E, como é de se esperar, um fenômeno virtual como esse é uma ótima oportunidade para estabelecer estratégias de marketing digital.

Em 2019, o uso desse canal crescerá e a sua instituição de ensino precisa estar preparada para lidar com os alunos por meio dele. Desde 2017, o WhatsApp oferece a opção Business, que tem alguns recursos exclusivos para pagamentos, por exemplo.

No caso do marketing, é possível estabelecer um relacionamento mais próximo do aluno por meio desse canal. Ou seja, ele pode obter suporte direto da instituição, mas também receber mensagens com promoções ou mesmo avisos de eventos. Como é um canal muito acessado, as chances de ele visualizar as mensagens são bem maiores, além de ser uma forma de comunicação mais humanizada.

2. Pesquisas por voz, uma das maiores tendências de marketing digital

Provavelmente, você deve conhecer a assistente virtual da Apple (Siri) ou do Android (Google Assistant). Ambas têm em comum a possibilidade de uma conversação com o aparelho, solicitando ações a ele sem que seja preciso utilizar o teclado para isso. Em 2019, o uso de pesquisas por voz se desenvolverá e fará parte das tendências de marketing digital do ano.

A ComScore realizou um estudo no qual mostrou que metade das pesquisas serão feitas por voz até 2020, o que exige uma adaptação rápida do mercado. Devido à sua conveniência de busca inteligente, o marketing digital precisará sofrer algumas modificações.

Por exemplo, se a sua escola produz conteúdo, ela precisará pensar primeiramente nas diferenças entre uma pesquisa por meio de texto e outra por voz. Ou seja, será necessário adaptar os materiais a um formato mais conversacional, a fim de atrair a atenção de quem pesquisa.

3. Realidade virtual aumentada

O uso de realidade virtual aumentada é outra tendência que promete tomar conta do marketing digital em 2019. As próprias empresas de tecnologia têm investido em dispositivos móveis adaptados para ler conteúdos interativos, grandes aliados no processo educacional.

Mas as IES não ganham apenas usando a realidade aumentada para veicular conteúdos mais ricos para os seus alunos. Elas também podem utilizá-lo em suas estratégias de marketing. Por exemplo, ao entregar panfletos, é possível veicular neles QR Codes, que dão acesso a descontos em matrículas ou mensalidades.

Ou seja, os dados virão do mundo virtual para oferecer um suporte maior ao mundo real, contribuindo para o maior engajamento com os serviços oferecidos por uma IES.

4. Marketing com vídeos

Há algum tempo, o Facebook anunciou que passará a priorizar os vídeos na timeline de usuários da rede social. O canal segue uma tendência da atualidade que é o maior uso de conteúdo audiovisual nas estratégias de marketing digital.

No entanto, é preciso que os vídeos estejam alinhados, fornecendo o que as pessoas querem, quando e como querem. Logo, é fundamental que o seu conteúdo esteja atrelado a um assunto interessante e que cative os candidatos. Quando bem executado, o marketing de vídeo é capaz de gerar bons resultados, como maior abertura de e-mail marketing.

No caso das IES que lidam com conteúdo educacional, a qualidade de vídeo é ainda mais imprescindível. E isso está ligado não só à imagem, mas também à interatividade e clareza do conteúdo repassado pelo interlocutor. Quanto mais funcionalidades, melhor.

5. AMP (Accelerated Mobile Pages)

O Brasil já conta com mais de um aparelho móvel por habitante. Tal estatística mostra a importância que os smartphones adquiriram nos últimos anos, o que faz deles importantes aliados do marketing digital. Uma das tendências para 2019 é a maior exigência de adaptação ao AMP (Accelerated Mobile Pages), que são Páginas Móveis Aceleradas, tecnologia criada pelo Google para carregar sites mais rapidamente.

Os websites que querem aparecer em primeira colocação nas pesquisas do buscador precisarão se adaptar à tecnologia. Se a página da sua instituição de ensino ainda não é compatível com a tecnologia, 2019 será o ano para fazer a mudança e conquistar mais destaque.

Portanto, criar sites responsivos e com conteúdos adaptados para as telas do celular o ajudará a ter um público maior. Tal fato é especialmente importante na captação de novos alunos, que buscam informações na web por meio dos seus celulares e desejam agilidade de resposta.

6. Mídias sociais integradas com outros serviços

As redes sociais já se mostraram importantes aliadas do marketing digital nos últimos anos. Em 2019, elas continuarão a desempenhar um papel estratégico, especialmente devido à sua integração com outros serviços.

Quem nunca entrou um site em que era possível criar uma conta usando canais como Facebook, Google e LinkedIn? As IES que desejam tornar as suas ações de marketing digital mais eficazes deverão incorporar tal funcionalidade às suas plataformas.

A ideia é que essas mídias forneçam dados sobre os alunos para que as instituições possam otimizar a experiência deles, provendo, por exemplo, conteúdos mais alinhados às suas necessidades.

7. Publicidade nativa

Mais uma das tendências de marketing digital para 2019 é o aumento do uso da publicidade nativa. Ela é constituída por uma espécie de publicação de conteúdo em determinado canal sem que o usuário sofra com a interferência. É uma espécie de anúncio com todas as características dos conteúdos já publicados naquela plataforma.

Portanto, se a sua instituição deseja conquistar o público interessado em seus cursos, deverá investir nesse tipo de estratégia. Isso pode ser feito em grandes portais, o que dará maior visibilidade e atrairá pessoas realmente interessadas em seus serviços.

A tendência é que cada vez mais usuários estejam engajados com esse tipo de publicação graças aos canais nos quais são veiculadas e à maior demanda por informação de qualidade em vez de uma publicidade invasiva.

Como você pôde ver, as tendências de marketing digital em 2019 apresentam algo em comum: a qualidade do conteúdo. Portanto, vale a pena investir na criação de materiais de qualidade e otimização para que eles possam ser encontrados pelos buscadores.

Agora, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais? Assim, você ajuda outras pessoas que desejam conhecer as novidades que ditarão o marketing em 2019!

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